quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Lendo a Bíblia


Com o início do ano de 2012, comecei mais uma leitura do Livro Sagrado. O meu objetivo é lê-la toda, de Gn a Ap, durante o ano ora iniciado. O método de leitura é ler 3 capítulos por dia e 5 aos domingos.
Gêneses é o livro dos começos de todas as coisas. Ele foi escrito por Moisés, o grande legislador na nação de Israel. Este livro possui 50 capítulos e tem duas divisões principais: os capítulos 1-11 tratam da Origem da História da Humanidade; os capítulos 12-50 tratam da Origem do Povo Hebreu. Foi através desse povo que Deus efetivou o plano da Salvação por Cristo Jesus, visto que Jesus é descendente dos judeus. Ele mesmo disse que a salvação vem dos judeus.
Como o ano de 2012 iniciou num domingo, nossa leitura abrangerá os cinco primeiros capítulos. Os dois primeiros capítulos versam sobre a Origem do Universo e de toda forma de vida nele existente. Vale ressaltar que a Bíblia não tenta provar a existência de Deus, ela parte do pressuposto de que existência dEle é fato consumado. Nos primeiros seis dias da criação, o Criador trouxe a existência a Luz, o Firmamento, a Terra seca, os Luzeiros, os Peixes e as Aves, os Animais e o Homem e no sétimo dia descansou. Esse dia ficou reservado para descanso, culto, adoração e comunhão com Deus.
O capítulo três registra o dia mais funesto da Humanidade, pois nele a serpente (Satanás) conseguiu enganar nossos primeiros pais. Adão e Eva perderam a comunhão com o Criador e tentaram fugir dele. Mas Deus, num ato de infinita misericórdia, preparou vestes de pele de animais para cobrir as vergonhas de nossos pais. Observe que, pelo menos, um animal foi morto para que nossos pais voltassem a ter comunhão com Deus. Claro que das consequências da desobediência eles não se livraram. Deus perdoa o pecado, mas as consequências são inevitáveis. Assim foram expulsos do Jardim do Éden e tiveram que “dar duro” para sobreviver. Contudo este mesmo capítulo registra magistralmente a promessa da vinda do Salvador que viria da “semente da mulher” e esmagaria a cabeça da serpente. Glória a Deus que Jesus veio e cumpriu essa promessa!!!
No capítulo quatro nasce Caim, Abel e Sete. Caim mata Abel e em continuação duas gerações seguem paralelamente: os descendentes de Caim que encabeçaram uma civilização até hoje desviada de Deus; e os descendentes de Sete que representam um remanescente fiel e dependente de Deus. Os setitas representam aqueles que invocam “o nome do Senhor”. O pastor Donald Stamps diz: “Dessa forma, duas descendências totalmente diferentes foram ocupando a terra – a dos justos e a dos ímpios”.(BEP,p.39).
O capítulo cinco lista os descendentes de Adão seguindo a linhagem de Sete até ao dilúvio. Era uma linhagem piedosa vivendo numa era cada vez mais corrupta. Enoque se destaca por ter andado com Deus. Quando o dilúvio chegou, somente a família de Noé foi achada justa diante de Deus. Devemos seguir o exemplo de Enoque e de Noé – andar com Deus e agradar-lhe em tudo. Que em 2012 possamos andar mais perto de Deus e procurar honrá-lo, pois Ele diz: “aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão envilecidos” (1 Sm 2.30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário