segunda-feira, 12 de março de 2012

Resumo do Livro de Josué - primeira parte.

Resumo do livro de Josué.
Este livro relata a conquista de Canaã que ocorreu em 1405 a.C, aproximadamente. Josué, autor do livro, foi escolhido como o líder substituto de Moisés na liderança do povo rumo à terra prometida. Este livro pode ser dividido em quatro partes: 1) Preparação para entrar e a entrada na terra prometida (1-5);  2) A conquista da Terra Prometida (6-13.7); 3) A repartição da Terra (13.8-22.34) e 4) Mensagens de despedida de Josué e sua morte (23-24).
I.    Preparação Para Entrar e Entrada na Terra de Canaã (1-5).
O cap. 1 fala da confirmação da chamada de Josué e seu encorajamento diante da grande responsabilidade de substituir Moisés. Mas, Deus prometeu que seria com Josué, assim com fora com Moisés. Josué deveria ter cuidado de ter diante de si o livro da Lei e meditar nele de dia e de noite. Assim teria sucesso e prosperidade. No cap. 2 Josué envia dois espias para observarem Jericó e que foram ajudados por Raabe. Esta os protegeu e providenciou sua fuga para que escapassem da fúria do rei de Jericó. Os espias e Raabe fizeram um acordo, ela não os denunciaria e colocava um cordão vermelho na janela; eles se comprometiam de no dia da invasão proteger Raabe e todos de sua família que estivessem na casa com ela. E, assim foi.
No cap. 3 o povo se santifica e passa o Jordão. As águas do Jordão se abrem e Israel passa a pé enxuto. O cap. 4 mostra que foram feitos dois monumentos de doze pedras cada, um dentro do Jordão e outro, do outro lado do Jordão que serviria de lembrança do grande livramento dado ao povo naquele dia memorável. O povo se acampou próximo de Jericó, que estavam de portas cerradas, ninguém entrava e ninguém saía. Neste acampamento, Josué circuncida todos os que ainda não eram circuncidados e realiza a páscoa (cap.5). Josué recebe a visita do Príncipe do Exército do Senhor, Jesus em sua forma teofânica, isto é, forma humana com a qual ele sempre aparecia no AT.
No cap. 6 Josué recebe do Príncipe do Exército do SENHOR as estratégias para vencer Jericó. Josué obedeceu à risca tudo o que o SENHOR falou e venceu Jericó e salvou Raabe. Porém todo o ouro e prata que existia na cidade eram consagrados ao SENHOR. Os soldados não poderiam tomá-las para si.
II.    A conquista da terra prometida (6.1-13.7)
O cap. 7 mostra que um soldado israelita, juntamente com sua família, cobiçou e escondeu pra si ouro, prata, e uma capa babilônica. Por causa desse incidente Israel foi derrotado diante da cidade de Ai. Josué orou ao SENHOR e o culpado foi descoberto e julgado com sua família. O pecado sempre é um estorvo no caminho dos que almejam chegar ao céu.
No cap. 8 Josué recebe de Deus as diretrizes para vencer a cidade de Ai e sai vitorioso. Após a conquista de Ai, um altar de pedras não lavradas, foi edificado e holocaustos e sacrifícios pacíficos foram oferecidos ao Senhor. No cap. 9 os gibeonitas, usando de engano, disfarçaram-se de moradores distantes da terra de Canaã, quando na realidade moravam entre os que deviam ser destruídos por ordem do SENHOR, e fizeram um acordo com Josué. Este não orou pedindo direção de Deus e assinou, juntamente com os príncipes do Exército, um acordo de que não matariam os gibeonitas. Três dias depois descobriram que eles eram moradores da terra. Não foram mortos, mas se tornaram carregadores de água e rachadores de lenha para a Congregação do SENHOR.
O cap. 10 conta que cinco reis aos saberem que Gibeão tinha feito aliança com Josué, reuniram-se e foram contra a cidade forte de Gibeão para destruí-la, Josué foi comunicado e apressou-se em ajuda-los, naquele dia, pela oração de Josué o sol e a lua pararam e ocorreu o dia mais longo da história. O sol não se pôs até que Josué destruísse todos aqueles reis que vieram contra Gibeão. A terra de Canaã possuía muitas cidades-estados, cada uma com o seu rei próprio. Depois da vitória sobre Gibeão, vários reis se reuniram e mobilizaram um enorme exército para pelejarem contra Josué (cap.11). Josué 11.8 diz: “E o SENHOR os deu na mão de Israel”. A iniquidade dos cananeus era tão horrenda que Deus resolveu destruí-los. O ser humano pode chegar a um ponto tão reprovável que a única solução é a destruição.
No cap. 12 conta a repartição da terra antes do Jordão, entregue a tribo de Rúben, a de Gade e à meia tribo de Manassés. O capítulo relaciona 31 reis que, juntamente com seus súditos, foram destruídos por Josué na batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário