quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Expiação e Santidade – o Caminho para Deus.

Uma visão panorâmica do livro de Levítico.
Levíticos e Êxodo estão inter-relacionados. O Êxodo se reporta à maneira com os filhos de Jacó foram tirados do Egito, como receberam as leis de Deus e como construíram o Tabernáculo. Levíticos trata das leis sobre os sacrifícios que são os meios estabelecidos por Deus na Antiga Aliança para que o homem se aproximasse dEle. Os sacerdotes e os israelitas, através desse livro, receberam instruções de como se achegar a Deus por meio do sangue expiador e de como viver uma vida santa que agradasse ao Senhor.
Os assuntos principais de Levítico são a Expiação e a Santidade. Expiação tem o significado de “cobrir, prover uma cobertura”. Com a Expiação o pecado do povo era coberto e a ira de Deus contra o pecado, adiada. Essa solução para o pecado era temporária. O sacrifício perfeito realizado por Cristo (Hb 10.12) não cobriu o pecado, antes foi consumado com o objetivo de “tirar o pecado do mundo” (Jo 1.29). O primeiro tema abrange os capítulos 1-16 do livro; o restante do livro trata da santidade (17-27).
Na Antiga Aliança o caminho para Deus era através da Expiação e da Santidade. A Expiação era realizada por meio das ofertas e sacrifícios (1-7); da Intercessão Sacerdotal (caps. 8-10); das Leis da Purificação (11-15) e do Dia da Expiação (cap.16). Todas essas cerimonias apontavam para a obra expiatória realizada por Cristo na cruz do calvário. O Novo Testamento informa que todas as leis cerimoniais da Antiga Aliança eram “sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas” (Hb 10.1; Cl 2.17). O cristão da Nova Aliança está livre dessas obrigações legais e cerimoniais (1 Co 8.8).
Na segunda parte do livro de Levítico destaca-se a tema Santidade. O reiterado mandamento de Deus nessa parte do livro é: “Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo” (Lv 19.2; 20.7,26). Deus apresenta diretrizes ao seu povo convocando-os a uma vida pura e santa. Levítico é um tipo de manual orientando sacerdotes e israelitas a prestarem uma adoração eficaz e aceitável a Deus de acordo com as exigências do concerto entre Deus e o povo.
Levítico nos ensina que:
1)    Sem expiação do pecado não há comunhão com Deus.
2)    O homem é incapaz de salvar-se a si mesmo.
3)    A expiação deve ser de acordo com o plano divino. Nadabe e Abiú pagaram com a vida por não atentarem para o plano de Deus.
4)    O sacrifício para ser aceitável a Deus devia ser bom, limpo e perfeito.
5)    Quem deseja se aproximar de Deus, deve ser santo assim como ele é Santo.
6)    A comunhão com Deus envolve o compromisso da vida total. Todas as áreas da nossa vida devem estar sob o controle soberano de Deus e debaixo de sua influência santificadora.
O povo de Israel devia cumprir sua vocação sacerdotal, vivendo em pureza moral e espiritual, separado de outras nações e obediente a Deus. O crente do Novo Concerto pode perfeitamente viver uma vida em santidade através do precioso sangue de Cristo Jesus derramado em nosso lugar na cruz do calvário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário