quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Resumo do livro de Números (1ª parte)

Introdução
Este é o quarto livro escrito por Moisés. Recebeu esse nome por causa das várias contagens existentes no livro especialmente as dos capítulos 1 e 26. Ele poderia, também, ser chamado de “Livro das Peregrinações”, ou “Livro das Murmurações”. O livro mostra o porquê do povo não entrar logo na terra prometida. Trata da fé que Deus requer do seu povo, dos castigos e juízos contra a rebelião e como Deus cumpre progressivamente os seus propósitos.
O livro de Números pode ser dividido em três partes principais. Na primeira que vai até o cap. 10.11, Deus prepara o seu povo para herdar a Terra da Promessa. Aqui ocorre a contagem dos soldados de vinte anos para cima e que podiam manusear a espada para a guerra totalizando 603.550 soldados; a organização do acampamento, dos levitas e a santificação do povo. A segunda parte vai até o cap. 25. Nesta parte o povo perde sua herança em decorrência das murmurações, rebelião e incredulidade. A última parte abrange os capítulos 26-36 onde Deus prepara uma nova geração para possuir a Terra Prometida. Daquela geração de israelitas, só Josué e Calebe entraram na Terra da Promessa. Não foi o tamanho inadequado do exercito que os impediu de entrar na terra, mas, sim, o tamanho inadequado da fé deles. Deus não suporta murmurações. O poeta já dizia: “Em vez de murmurares, canta/ Um hino de louvor a Deus/ Jesus quer te dar vida santa/ Qual noiva levar-te p’ra os céus”.

1.    Deus prepara o povo para herdar a terra (cap. 1-10)
O cap. 1 trata do censo de Israel exceto a tribo de Levi. O total chegou a 603.550, somente os homens de vinte anos pra cima prontos para a guerra. Levando em conta mulheres, crianças, adolescentes e idosos a multidão devia passar dos dois milhões de pessoas. Conduzi-los pelo deserto não era tarefa fácil. O cap. 2 mostra a organização das tribos ao lado do Tabernáculo. Os membros de uma tribo não se misturavam com os de outra. Arão pertencia à tribo de Levi e foi pai de quatro filhos, dois dos quais, morreram perante o Senhor. Os filhos de Levi foram: Gerson, os gersonitas; Coate, os coatitas e Merari, os meraritas.
Das gerações de Levi foram escolhidos 8.580, aptos para trabalhar no Santuário. Os coatitas tinham a responsabilidade de levar sobre os ombros todos os utensílios do Tabernáculo: a arca, o altar do incenso, a mesa dos pães, a pia e o altar do holocausto juntamente com os utensílios de cada mobília. Moisés e Arão empacotavam todas as mobílias do Tabernáculo para que não fossem vistas e nem tocadas pelos coatitas, pois quem olhasse ou tocasse nelas morreria. Os gersonitas eram responsáveis por conduzir as cortinas, os véus, as coberturas do Tabernáculo, as cordas, etc. Os meraritas levavam as tábuas, os varais, as colunas e as bases do Santuário. É o que nos informa o cap. 4.
O cap. 5 de Números relata a exclusão dos leprosos e como provar a culpa ou inocência de uma mulher suspeita de adultério. Pela Lei de Moisés, quem tinha fluxo de sangue ou lepra era considerado imundo, cerimonialmente. Por isso devia ficar fora do arraial até que fosse purificado. Quando o marido desconfiava que sua mulher lhe tivesse sido infiel, mas não tinha prova, a mulher era levada ao sacerdote que aplicava nela a seguinte lei: ela devia beber uma água amarga, amaldiçoante que era preparada com pó do chão do Tabernáculo. Se ela fosse culpada seu ventre incharia e sua coxa descairia, contudo se fosse inocente, ficaria livre da acusação e geraria.
O cap. 6 de Números fala da lei do nazireado. Nazireu designava uma pessoa consagrada e dedicada inteiramente ao SENHOR; deixava crescer o cabelo, não podia beber nenhuma bebida com álcool, e nem tocar ou se aproximar de algum corpo morto, nem de pai, nem de mãe, de ninguém. Se isso acontecesse seu voto seria profanado e perderia o tempo dedicado ao nazireado. O capítulo termina com benção sacerdotal impetrada sobre os israelitas.
No cap. 7 os doze príncipes de Israel trazem suas ofertas, cada um num dia. Eles doaram: 6 carros com 12 bois, 12 pratos e 12 bacias de prata, 12 taças de ouro, 12 novilhos para holocausto, 12 carneiros, 12 cordeiros, 12 bodes para expiação do pedado, 24 bois para oferta pacífica, 60 carneiros, 60 bodes, 60 cordeiros. Todos esses animais foram sacrificados ao SENHOR na consagração do altar exceto os 12 bois carreiros. No cap. 8 os levitas são consagrados ao SENHOR em lugar dos primogênitos. Eles foram separados de todas as tribos de Israel para ajudar nos serviços do Tabernáculo.
No cap. 9 ocorre a celebração da Páscoa. Alguns estavam cerimonialmente impuros e não puderam participar dela. Deus ordenou que Moisés fizesse uma segunda Páscoa para que eles pudessem participar. Quem, propositalmente, não participasse da Páscoa, morreria. Este capítulo mostra, também, como Deus guiou o povo de Israel no deserto por 40 anos. De dia numa nuvem que amenizava o calor; à noite, numa coluna de fogo que aquecia e iluminava o caminho. Quando a coluna parava o povo acampava; quando avançava o povo levantava acampamento e caminhava.
No cap. 10 o SENHOR manda fazer duas trombetas de prata que serviriam para convocar a liderança e o povo; ordenava acampar ou levantar acampamento; convocava os soldados para a guerra e era, também, uma forma de pedir e receber ajuda divina nas horas de necessidades. Moisés pede ajuda a seu cunhado no decorrer da peregrinação no deserto. Ele conhecia os melhores locais para acampar. Moisés prometeu que ele seria participante das bênçãos que Deus desse ao seu povo. As portas sempre estiveram abertas para que qualquer pessoa pudesse fazer parte da família de Deus. Que Deus abençoe você e toda a sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário